Porque você gosta de TERROR?

Resposta do autor do BLOG!


Essa é a pergunta que mais tive que responder desde que passei a assumir minha preferência pelo gênero terror! Assombrações, criaturas grotescas, atores canastrões em início de carreira, violência gratuita, sangue e vísceras...estes são os ingredientes das produções do estilo, que são a base do site Bimbon terror e que atraem milhares de infernautas em suas visitas diárias. Mas, a resposta à questão do título seria então o gosto pelo esquisito, pelo diferente, pela vontade de ver o trágico, o mal...?


À primeira vista, somos vistos como pessoas ruins, de sangue frio, do tipo que se diverte com a desgraça alheia, ri em velório e gosta de ver cadáveres e acidentes. É claro que o mundo é cheio de pessoas perturbadas, de índole duvidosa e agressivas, porém o gênero não pode ser culpado pela maldade humana; ele é apenas o retrato de uma cultura como qualquer outra, no caso, a do gosto pelo fantástico, sombrio, sobrenatural.
Quem curte terror deve ser interpretado do mesmo modo como aquele que gosta de uma comédia, um drama, um policial, um faroeste. Se você prefere filmes de guerra ou aventura, é possível que a adrenalina seja o fio condutor do seu gosto - algo similar ao que acontece com quem gosta de terror. Produções descontraídas ou extremamente melosas, musicais e cenas dramáticas provavelmente não fazem parte do seu cardápio quando você se prepara diante da TV para ver um filme. Não quer dizer que você não possa optar por produções em outros estilos, mas a preferência é evitar ao máximo dormir durante a sessão.
Gostar de terror é querer experimentar constantemente a sensação de estar numa montanha-russa de um parque qualquer. Enquanto se aproxima a sua vez de entrar no carrinho, você se arrepia, sente um frio na barriga - que é intensificado quando ele começa a subir lentamente para a parte mais alta e você passa a ver todo o parque e as pessoas como formiguinhas. Você sente medo durante todo o trajeto até o término, quando a sensação de "estar em segurança" preenche o seu peito numa gostosa sensação de alívio. Apesar do "sofrimento", há uma vontade extrema de repetir a experiência num ritmo ainda mais elevado.
Você não é uma pessoa ruim porque gosta dessa adrenalina, desse gosto pelo desconhecido. Na verdade, o caráter não pode ser determinado pelo seu gosto musical, roupas, modo como penteia o cabelo, comidas, tipo de esporte ou cor favorita. Especialistas ainda estão em busca de uma resposta para a origem do mal da humanidade, mas sou daqueles que acreditam que a base do caráter depende de três fatores essenciais ao homem: família, educação e religião.
Muitos se espantantariam se soubessem que apesar de gostar de filmes de terror dos mais esquisitos que possam existir tenho pavor de sangue e cadáveres "reais" - nem gosto de velórios e cemitérios! Também sou contra a guerra, violência e até mesmo "palavrões" - uma postura considerada por muitos como contrária ao estilo que sigo! Estranho, não?
E vocês, por que gostam de terror?

0 comentários:

Postar um comentário